A farsa do Carrefour
A ILUSÃO
Esse é um assunto que já deve ter corrido pela net, mas muita gente ainda não sabe. Eu mesmo não sabia. Você já deve ter olhado para a logomarca do Carrefour e se perguntado: Que p*** é essa? Há quem diga que é um ET, um chinês com chapéu típico, setas, símbolo da realeza francesa, uma carinha feliz, peixinhos, uma âncora, setas indicando a entrada e a saída do supermercado, enfim, imaginação é o que não falta para tentar decifrar essa marca.

Sempre confundi visualmente algumas marcas, um exemplo é a Slider, pelo menos passei toda a minha adolescência chamando a livraria Sodiler dessa maneira. Também convenhamos, além da marca ter uma letrinha de difícil leitura, como eu poderia imaginar que uma loja que vende LIVROS em grandes shoppings e aeroportos e que foi fundada na década de 40, poderia escrever em um português tão errado? Só di ler? Parece piada italiana, não é? Bom, mas agora parece que mudaram para La Selva. Continuaram errando, vendendo livros no Brasil com nome em espanhol… bom, mas vamos voltar ao Carrefour…
A DESILUSÃO
Quando eu descobri que a logo do Carrefour não era o que eu pensava (na verdade nunca pensei nada, achava que era um símbolo qualquer), há uns 8 meses atrás, fiquei decepcionado e até meio preocupado. Será que eu tinha algum problema neurológico? Psicológico? Trauma de infância ou uma doença na vista? A decepção foi grande mesmo. Percebi que não há nada mais óbvio do que aquela logomarca, chega a ser ridículo! Dá raiva e vontade de cuspir no chão do Carrefour! Não foi como descobrir a Sodiler, nessa eu tive um alívio! Com o supermercado eu fiquei meio que traumatizado, hoje quero ver o que via antes e só vejo o que é na verdade. Desculpem-me pelo desabafo.
A PESQUISA
Um certo dia ressolvi fazer uma pesquisa, e toda vez que ia no supermercado eu perguntava pro caixa ou para alguém que estava a serviço, “O QUE É A LOGOMARCA DO CARREFOUR?” e pasmem!, de uns 10 que já perguntei, somente um me respondeu prontamente e corretamente: “é um _____!” e para a minha diversão, ouvi respostas como:
- O gerente me disse que é um símbolo francês muito tradicional. (Palmas pro gerente!)
- Olha, eu não sei. (Com medo de arriscar)
- São duas setinhas, uma vermelha e uma azul. (Dãããããã!!! recebi três respostas dessas)
- Pra que você quer saber? (Me disse um funcionário muito simpático.)
- hummmmmmm… Encontrou tudo que queria senhor? Quer colocar crédito no seu celular?
- É o brasão da França. (Hum-rum! Cultura acima de tudo.)
- Não sei, deixa eu perguntar pro supervisor, um minutinho. (Não por favor, era só curiosidade. Obrigado. *acho que ele estava com medo de perder o emprego.)
- É um ____! (Esse cara deve ter um QI elevadíssimo! Ou então andou vasculhando comunidades do orkut)
O nome do cidadão que respondeu corretamente é… deixa pra lá, mas ele bem que merecia ser premiado pela gerência do supermercado, e mais, pelo dono do Carrefour: FUNCIONÁRIO DO MILÊNIO e um quadro pregado logo na entrada e outro na saída de todos os supermarkets da rede de todo o mundo. Fala aí? Merecia ou não?
CHEGA DESSE ASSUNTO!

Na verdade o logo do Carrefour é... tam tam tam tam...
Nada mais que um grande C em branco em cima de dois triângulos, vermelho e azul, que representam as cores da bandeira da frança.
Sem mais comentários...rs..

Comment Form under post in blogger/blogspot