Os binaurais como forma de terapia alternativa [I-Doser - Parte I]

http://www.panchosoft.com/blog/wp-content/2007/03/computer_addiction_by_crazyormental.jpg

Recentemente os profissionais das áreas de psicologia, neurologia,saúde e auto-ajuda começaram a utilizar os recursos de cura através da técnica de estimulação das ondas cerebrais em seus pacientes, denominado brainwave entrainment ou sinergia das ondas cerebrais.

O que é brainwave entrainment?

É um nova terapia que está em rápido crescimento e que envolve o estudo de como a alteração das ondas cerebrais através de estímulos sensoriais pode permitir às pessoas otimizar o cérebro, através da utilização sincronizada dos seus dois hemisférios.As pessoas conseguem atingir um alto nível de inteligência, criatividade, energia e relaxamento entre outras coisas.

Pesquisadores e cientistas descobriram que as frequências das ondas cerebrais estão relacionadas a estados mentais.Estas ondas cerebrais podem ser estimuladas sensorialmente (aumentando ou baixando sua frequência) para alterar o estado mental e emocional das pessoas.

Como isso funciona?

O cérebro é composto por bilhões de células chamadas neurônios que se comunicam entre si através de sinais elétricos.Todos estes neurônios enviando sinais em conjunto, produzem uma atividade elétrica chamada onda cerebral, que possui um ciclo.A sinergia ocorre quando dois ciclos se sincronizam naturalmente para trabalahr de forma mais eficiente.Isto ocorre no cérebro quando ele é estimulado através de nossos sentidos, principalmente auditivos e visuais, ele emite uma descarga elétrica como resposta. Isto é chamado de resposta cortical provocada.

Estas respostas elétricas viajam através do cérebro para se tornar o que a pessoa vê e ouve. Quando o cérebro é submetido a estímulos consistentes repetidos, como batidas cadenciadas ou flashes de luz, o cérebro responde tentando entrar em sincronia de seus ciclos elétricos com os estímulos do ambiente externo. Isto é chamado de resposta de frequência, e pode ser usado para alterar a frequência das ondas do cérebro.

Nos últimos 10 anos esta área de estudo se desenvolveu muito em conjunto com a área de estudo cognitivo.Estudos demonstraram que o cérebro da maioria das pessoas trabalha abaixo da capacidade.Pode se utilizar frequências específicas para induzir a estados de:

  • intensa concentração e foco, podendo ajudar indívíduos a melhorar o desempenho acadêmico;
  • relaxamento e profunda meditação;
  • espiritualização;
  • criatividade.
Quer saber mesmo se funciona?

Em 1999, o Jornal de Neuroterapia publicou um estudo de caso conduzido por Thomas Budzynski, Ph.D.Neste estudo, ele utilizou 8 estudantes que estavam com notas baixas. Estes estudantes, depois de se submeterem durante um período de estímulos audio-visuais,conseguiram um desempenho superior aos estudantes do grupo de controle, e melhoraram suas notas significativamente, mesmo após de encerrado o tratamento.

Outro estudo efetuado pelos Drs. Siegfried e Susan Othmer, comprovou um desempenho para melhor em 33 pontos no teste de QI, antes e depois do tratamento, e também incremento da memória, leitura e habilidade numérica.Um ano depois os pacientes melhoraram a auto-estima, confiança, concentração e desibinição.
Existem duas maneiras de alterar as ondas cerebrais:Batidas Bineurais e Tons Isocronicos.

As batidas bineurais são as mais utilizadas.Dois tons diferentes, mas parecidos são utilizados para estimular cada ouvido. Estes tons são combinados para formar um pulso/batida no cérebro.O pulso/batida que a pessoa consegue ouvir é a diferença entre os dois tons que estão sendo utilizados como estímulo.Por exemplo, se o ouvido esquerdo estiver sendo estimulado por um tom de 20 hertz e o direito por um de 30 hertz, então que estiver escutando irá perceber uma batida/pulso de 10 hertz. E o cérebro vai entrar neste rítmo.

A técnica dos tons isocronicos é mais moderna, embora bem menos conhecida, ela é muito mais efetiva.Baseia-se num único tom espaçado ou interrompido seguindo um rítmo preciso.Está técnica, diferentemente do bineural, não exige o uso de fones de ouvido.O cérebro processa melhor o estímulo isocronico do que o bineural. A frequência das ondas cerebrais produzidas pelo método isocronico é mais alta do que pelo método bineural, quando analisadas num monitor.

0 comentários

Make A Comment
top