!important em css

O princípio do CSS é o famoso efeito em cascata que permitir aplicar um determinado estilo a um elemento no código e esperar que todos os outros elementos similares e nas mesmas condições especificadas pelo CSS, possam obter as mesmas características por herança.

Ou seja, você determina estilos para a tag

em um site, e todos os parágrafos no site inteiro e dentro de qualquer outro elemento poderá ter exatamente as mesmas características por herança. Isso vai depender de como você declara e organiza seus seletores.

Certamente haverá circunstâncias em que você não vai querer que certo elemento herde as características de outro. Para contornar isso a W3C especificou uma regra que deve ser inserida após a declaração em uma folha de estilos que é chamado de !important. Esta regra é declarada da seguinte maneira:

seletor { propriedade: declaração !important }

Esta regra inserida logo após a declaração sobrepõe as declarações anteriores ou posteriormente herdadas. Ou seja, a regra !important, sempre vai fazer com que uma declaração perca a herança sobre outra declaração e adquira as sua próprias.

As utilizações deste operador são diversas e depende do resultado que você quer obter. Isso pode facilitar a vida de quem usa folha de estilos alternativas onde você pode inserir !important para sobrescrever valores da folha de estilos principal. Você pode corrigir facilmente folhas de estilos extensas, sobrescrevendo declarações para elementos específicos em circunstancias específicas etc. Se você compreende como funciona a criatividade de onde você pode utilizar fica por sua conta.

0 comentários

Make A Comment
top